Educação Financeira na Matemática Escolar: Recursos Digitais para Professores

Autores/as

Palabras clave:

Financeira, Plataformas Digitais, Anos Iniciais, Tecnologia Educacional, Formação de Professores

Resumen

Embora alguns professores ainda considerem a Matemática Financeira um tema reservado para alunos mais velhos, é fundamental reconhecer a importância de introduzir noções de educação financeira desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este minicurso propõe integrar a educação financeira ao ensino de Matemática por meio do uso de plataformas digitais. A formação abordará conceitos essenciais de letramento financeiro, apresentando ferramentas gratuitas que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo e conectado à realidade dos estudantes. Serão exploradas atividades práticas e lúdicas que auxiliam os educadores a desenvolverem metodologias inovadoras, capazes de despertar o interesse e a consciência financeira nas crianças. Uma oportunidade para transformar a sala de aula em um espaço criativo, digital e alinhado às competências do século XXI.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

MARQUES, Gisele de Ávila Soares; LAUTENSCHLAGER, Etienne. Educação Financeira na Matemática Escolar: Recursos Digitais para Professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1013.. Acesso em: 13 sep. 2025.