Aprimoramento da tríade executiva através de jogos físicos

Autores/as

Palabras clave:

jogos, funções executivas, ensino

Resumen

A baixa colocação do Brasil no ranking do PISA revela a necessidade de novas estratégias de ensino como a utilização de jogos. A crescente exposição a telas tem trazido prejuízos ao desenvolvimento infantil, prejudicando o estímulo das funções executivas que são essenciais à aprendizagem. Assim, este minicurso de matemática nos anos finais do ensino fundamental através do conteúdo apresentado de forma expositiva, manuseio dos jogos e partilha de experiências, tem como objetivo descrever a importância histórica dos jogos de tabuleiro, oferecer ferramentas de intervenção destinadas ao desenvolvimento de habilidades diversas, promover a interação social, refletir sobre a perspectiva dos jogos enquanto veículos para aprendizagem. Uma vez realizado, este minicurso espera-se como resultado contribuir de forma contextualizada para a inserção de jogos, como estratégia de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

SILMARA ADRIANA CARDOSO CAMPÊLO; SILVA, Verônica Maria Miranda; RIBEIRO, Anna Letícia Cardoso Campêlo. Aprimoramento da tríade executiva através de jogos físicos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1019.. Acesso em: 13 sep. 2025.