Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Contribuições para a Educação Matemática Inclusiva

Autores/as

Palabras clave:

Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professoras/es, Acessibilidade, Equidade

Resumen

O texto destaca que o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é baseado na neurociência e busca tornar o ensino acessível a todos/as/es, usando princípios de múltiplos meios de engajamento; representação e; ação e expressão. A formação de professores/as de Matemática deve incluir práticas inclusivas, promovendo maior acessibilidade e participação, especialmente em uma sociedade diversa. O presente minicurso, inspirado em uma disciplina da Licenciatura em Matemática, tem o propósito de contribuir com a formação de docentes e licenciandas/os a entenderem e aplicarem o DUA na prática, abordando temas atuais como sustentabilidade, representatividade e inclusão social. O conteúdo inclui conceitos teóricos, atividades interdisciplinares e exemplos de situações reais, sempre com foco na criação de aulas mais justas, inclusivas e antirracistas. A metodologia é participativa, com debates, atividades práticas e troca de experiências, fortalecendo a formação de professores/as para uma educação mais equitativa.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

CRUZ, Anete Otília Cardoso de Santana. Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Contribuições para a Educação Matemática Inclusiva. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1022.. Acesso em: 13 sep. 2025.