Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Contribuições para a Educação Matemática Inclusiva
Palavras-chave:
Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professoras/es, Acessibilidade, EquidadeResumo
O texto destaca que o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é baseado na neurociência e busca tornar o ensino acessível a todos/as/es, usando princípios de múltiplos meios de engajamento; representação e; ação e expressão. A formação de professores/as de Matemática deve incluir práticas inclusivas, promovendo maior acessibilidade e participação, especialmente em uma sociedade diversa. O presente minicurso, inspirado em uma disciplina da Licenciatura em Matemática, tem o propósito de contribuir com a formação de docentes e licenciandas/os a entenderem e aplicarem o DUA na prática, abordando temas atuais como sustentabilidade, representatividade e inclusão social. O conteúdo inclui conceitos teóricos, atividades interdisciplinares e exemplos de situações reais, sempre com foco na criação de aulas mais justas, inclusivas e antirracistas. A metodologia é participativa, com debates, atividades práticas e troca de experiências, fortalecendo a formação de professores/as para uma educação mais equitativa.
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