Construção da régua trigonométrica: um recurso para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria

Autores/as

Palabras clave:

Material Manipulável, Teoria das Situações Didáticas, Trigonometria

Resumen

As discussões e as atividades desenvolvidas no componente curricular “Laboratório de Ensino da Matemática” inspiraram a criação deste minicurso. O objetivo principal é propor atividades de trigonometria, com ênfase no ciclo trigonométrico, utilizando o material manipulável denominado Régua Trigonométrica. Inicialmente, vamos construir esse material, momento no qual buscaremos explorar e justificar as construções geométricas envolvidas do ponto de vista matemático. Na sequência, serão apresentadas atividades investigativas relacionadas à redução ao primeiro quadrante e à resolução de equações trigonométricas, que podem ser trabalhadas com o auxílio do material. Essas atividades têm como objetivo promover a construção do conhecimento pelo próprio estudante e se baseiam na Teoria das Situações Didáticas  de Brousseau, que orienta tanto a concepção quanto a aplicação das atividades propostas neste minicurso.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

PRAZERES, Rebeca Mata; ALMEIDA, Sara Inês dos Anjos de; NETA, Maria de Lourdes Pereira Lima; SANTOS, Filipe Jesus dos; ALVES, João Victor Batista. Construção da régua trigonométrica: um recurso para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1032.. Acesso em: 13 sep. 2025.