Explorando Conjuntos Numéricos com Medições: Uma Atividade Prática no Ensino Médio

Autores/as

  • Alana Lima Brandão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor/a
  • Manuel Aniceto Pereira Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor/a
  • Rebeca Camille Brito de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor/a https://orcid.org/0000-0001-5109-3700
  • Jamille Vilas Boas de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor/a https://orcid.org/0000-0002-1795-6880

Palabras clave:

Sequência de Atividades Didáticas

Resumen

A proposta deste trabalho é desenvolver uma sequência de atividades didáticas em sala de aula para o ensino de Conjuntos Numéricos de forma lúdica para estudantes do 1° ano do ensino médio. A proposta envolve atividades práticas de medição, com o objetivo de que os estudantes, após realizá-las, sejam capazes de identificar os diferentes conjuntos numéricos, reconhecer a quais conjuntos certos números pertencem e determinar intervalos. A sequência inicia-se com a formação de grupos e a realização de medições utilizando instrumentos simples e complexos. O conjunto dos Naturais será abordado por meio da contagem. Medições de temperatura para os Inteiros negativos, medições de altura representarão os Racionais, e a diagonal do quadrado será usada para explorar os Irracionais. Ao final, os estudantes serão convidados a refletir sobre o conjunto dos números Reais como união dos subconjuntos trabalhados.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

BRANDÃO, Alana Lima; NETO, Manuel Aniceto Pereira; OLIVEIRA, Rebeca Camille Brito de; SOUZA, Jamille Vilas Boas de. Explorando Conjuntos Numéricos com Medições: Uma Atividade Prática no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1044.. Acesso em: 13 sep. 2025.