Gamificação no Ensino de Matemática: Explorando o Kahoot! para o Ensino da Função Quadrática

Autores/as

Palabras clave:

Kahoot!, Gamificação, Ensino de Matemática, Aprendizagem, Ferramentas digitais

Resumen

Esta oficina tem como objetivo contribuir na qualificação e aprimoramento dos professores em atuação e futuros docentes no uso da plataforma Kahoot! como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática, com foco na função quadrática. As atividades exploraram desde a criação de quizzes interativos até a aplicação prática em sala de aula, com ênfase na gamificação como metodologia para promover a aprendizagem ativa e avaliar o progresso dos alunos. A metodologia inclui momentos expositivos, atividades práticas e discussão sobre a eficácia da gamificação no ensino, com ênfase no uso do Kahoot! para a construção dos conceitos matemáticos, como definição, representação gráfica e propriedades da função quadrática. Ao final, os participantes terão a oportunidade de desenvolver quizzes, testar atividades e refletir sobre a aplicação da plataforma em suas práticas pedagógicas, promovendo uma aprendizagem mais envolvente e eficaz.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

BARBOSA, Tatiane Mirelles Santos; FARIA, Paula Juliana Barbosa; LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Gamificação no Ensino de Matemática: Explorando o Kahoot! para o Ensino da Função Quadrática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1050.. Acesso em: 13 sep. 2025.