A Literatura de Cordel e temas cotidianos nas aulas de Matemática

Autores/as

Palabras clave:

Cotidiano, Diálogo, Literatura de Cordel, Educação Matemática, Reflexão

Resumen

A Literatura de Cordel é um gênero literário acessível e reflexivo, que carrega em suas estrofes elementos culturais, históricos, políticos e sociais que refletem a realidade do povo. Este minicurso propõe explorar o potencial dos textos de cordel na construção de saberes matemáticos, promovendo uma abordagem interdisciplinar voltada para o diálogo e a valorização do conhecimento regional. A partir da leitura e análise do cordel “A Matemática da Produção de Cachaça”, os participantes serão convidados a vivenciar uma experiência prática de modelagem matemática. Adiante, serão realizadas discussões teóricas, apresentações de resultados já obtidos e uma nova proposta de atividade baseada em situações do cotidiano da região de Barreiras (Ba). Almeja-se que este minicurso promova um espaço responsável por uma valiosa reflexão e a troca de ideias, enriquecendo assim o processo de aprendizagem e a colaboração mútua entre os educadores e educadoras.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

SILVA, Taíde Regis; BARROS, Marcos Vinícius Ribeiro; SILVA, Jonson Ney Dias da. A Literatura de Cordel e temas cotidianos nas aulas de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1055.. Acesso em: 13 sep. 2025.