A Literatura de Cordel e temas cotidianos nas aulas de Matemática
Keywords:
Cotidiano, Diálogo, Literatura de Cordel, Educação Matemática, ReflexãoAbstract
A Literatura de Cordel é um gênero literário acessível e reflexivo, que carrega em suas estrofes elementos culturais, históricos, políticos e sociais que refletem a realidade do povo. Este minicurso propõe explorar o potencial dos textos de cordel na construção de saberes matemáticos, promovendo uma abordagem interdisciplinar voltada para o diálogo e a valorização do conhecimento regional. A partir da leitura e análise do cordel “A Matemática da Produção de Cachaça”, os participantes serão convidados a vivenciar uma experiência prática de modelagem matemática. Adiante, serão realizadas discussões teóricas, apresentações de resultados já obtidos e uma nova proposta de atividade baseada em situações do cotidiano da região de Barreiras (Ba). Almeja-se que este minicurso promova um espaço responsável por uma valiosa reflexão e a troca de ideias, enriquecendo assim o processo de aprendizagem e a colaboração mútua entre os educadores e educadoras.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.