WhatsApp, Bots e Matemática: Conectando Tecnologias ao Ensino Escolar

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Bot Educativo, Whatsapp, Geometria Plana, Programação em Blocos

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de oficina voltada à formação inicial e continuada de professores de matemática, com foco na utilização pedagógica do smartphone em sala de aula. A atividade é estruturada a partir de uma abordagem prática, que envolve a experimentação de um bot educativo programado para funcionar via WhatsApp, associado à introdução à programação em blocos por meio da plataforma Node-RED. O público-alvo abrange docentes em formação e profissionais da educação básica, sendo valorizada a participação ativa e o compartilhamento de experiências dos participantes ao longo da atividade. O trabalho com o bot permite explorar conteúdos de geometria plana, como cálculo de áreas e perímetros de figuras planas, inseridos em contextos realistas de planejamento urbano em uma cidade fictícia. Como resultado espera-se explorar as potencialidades didáticas dessas tecnologias, ao mesmo tempo promove um espaço de reflexão e experimentação sobre metodologias inovadoras no ensino de matemática.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

SOUZA, Enzo Afonso de; BIBIANO, José Pedro Sousa; SILVA, Gabriele Cristine dos Santos da; SANTOS, Sofia Trindade; SOUSA, Gustavo Silveira de. WhatsApp, Bots e Matemática: Conectando Tecnologias ao Ensino Escolar. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1056.. Acesso em: 13 sep. 2025.