Minicurso de Scratch para Formação de Professores

Autores/as

Palabras clave:

Scratch, Pensamento Computacional, Ensino de Matemática, Sociointeracionismo, Construcionismo

Resumen

Este minicurso visa introduzir professores e futuros professores de Matemática à programação de computadores utilizando o Scratch, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Serão abordados conceitos teóricos, como o Sociointeracionismo de Vygotsky e o Construcionismo de Papert. O uso de roteiros com dificuldades progressivas será experimentado na prática. Projetos de  animações e jogos serão apresentados com exemplos. O curso destaca a importância da interação social possibilitando a criatividade e a autonomia no processo de aprendizagem, mostrando como o Scratch pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de Matemática. Pretende-se capacitar os participantes para integrar a programação em suas práticas pedagógicas.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Minicurso

Cómo citar

TEIXEIRA, Jaylson; OLIVEIRA, Edinilson Teixeira de; ANDRADE, Francino Mascarenhas; SANTOS, Jose Allyson Divino; SILVA, Marielen de Almeida. Minicurso de Scratch para Formação de Professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1061.. Acesso em: 13 sep. 2025.