Minicurso de Scratch para Formação de Professores
Palavras-chave:
Scratch, Pensamento Computacional, Ensino de Matemática, Sociointeracionismo, ConstrucionismoResumo
Este minicurso visa introduzir professores e futuros professores de Matemática à programação de computadores utilizando o Scratch, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Serão abordados conceitos teóricos, como o Sociointeracionismo de Vygotsky e o Construcionismo de Papert. O uso de roteiros com dificuldades progressivas será experimentado na prática. Projetos de animações e jogos serão apresentados com exemplos. O curso destaca a importância da interação social possibilitando a criatividade e a autonomia no processo de aprendizagem, mostrando como o Scratch pode ser uma ferramenta eficaz para o ensino de Matemática. Pretende-se capacitar os participantes para integrar a programação em suas práticas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.