UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Palabras clave:
Educação Matemática Crítica, Contextualização, Conceitos MatemáticosResumen
Com os estudos sobre a Educação Matemática Crítica (Ole Skovsmose), no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), decidimos propor aos professores que atuavam em sala de aula o desenvolvimento de uma atividade, planejada e elaborada pelo grupo de estudo, fundamentada na Educação Matemática Crítica, para desenvolver uma ação pedagógica que possibilitasse ao professor e aos alunos uma experiência de ensino e aprendizagem da Matemática com reflexão, crítica e contextualização de uma situação da realidade. O objetivo foi apresentar, discutir e refletir sobre o ensino de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Foi sugerido o estudo com o tema sobre as chuvas/enchentes que aconteceram nos anos 2021/2022. Para contextualizar podiam trazer relatos e reportagens da cidade e da própria comunidade. Uma professora do 7º ano aceitou o desafio de relatar neste trabalho como foi o desenvolvimento desta atividade, as aprendizagens e dificuldades que surgiram durante o processo de uma proposta inovadora, baseada em situações reais que contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, promovendo inquietações, discussões e posturas críticas e reflexivas mediante situações vivenciadas na sociedade a qual o aluno faz parte.
Referencias
SILVA, Adriana Costa Santos da. Planejamento de uma Sequência de Ensino com Base nos Conceitos Estatísticos na Perspectiva da Equidade. 2022, 208 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus, BA, 2022.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. A questão da Democracia Campinas, 4ª ed, SP: Papirus, 2008. (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.