UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

Autores

  • Pâmera Veluma Santos Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Alessandra Costa Freitas Universidade Estadual de Santa Cruz Autor
  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz Autor

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Contextualização, Conceitos Matemáticos

Resumo

Com os estudos sobre a Educação Matemática Crítica (Ole Skovsmose), no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC), decidimos propor aos professores que atuavam em sala de aula o desenvolvimento de uma atividade, planejada e elaborada pelo grupo de estudo, fundamentada na Educação Matemática Crítica, para desenvolver uma ação pedagógica que possibilitasse ao professor e aos alunos uma experiência de ensino e aprendizagem da Matemática com reflexão, crítica e contextualização de uma situação da realidade. O objetivo foi apresentar, discutir e refletir sobre o ensino de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Foi sugerido o estudo com o tema sobre as chuvas/enchentes que aconteceram nos anos 2021/2022. Para contextualizar podiam trazer relatos e reportagens da cidade e da própria comunidade. Uma professora do 7º ano aceitou o desafio de relatar neste trabalho como foi o desenvolvimento desta atividade, as aprendizagens e dificuldades que surgiram durante o processo de uma proposta inovadora, baseada em situações reais que contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, promovendo inquietações, discussões e posturas críticas e reflexivas mediante situações vivenciadas na sociedade a qual o aluno faz parte.

Referências

SILVA, Adriana Costa Santos da. Planejamento de uma Sequência de Ensino com Base nos Conceitos Estatísticos na Perspectiva da Equidade. 2022, 208 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus, BA, 2022.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. A questão da Democracia Campinas, 4ª ed, SP: Papirus, 2008. (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).

Downloads

Publicado

05-10-2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Pâmera Veluma; FREITAS, Alessandra Costa; COUTO, Maria Elizabete Souza. UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA . Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–10, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/179.. Acesso em: 18 fev. 2025.