SAEB e Ensino de Matemática: caminhos das pesquisas em municípios do interior da Bahia

Autores/as

Resumen

Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática (UEFS), investiga os usos dos resultados das avaliações educacionais no ensino de Matemática em redes municipais e estaduais de Feira de Santana, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Irará. Com abordagem qualitativa e descritiva, analisou-se a proficiência em Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Feira de Santana, utilizando dados do Ideb, Prova Brasil e Censo Escolar (2011-2021). A partir disso, foi possível inferir que tivemos um avanço ao longo do período analisado, com redução do número de escolas nos dois níveis mais baixos. Entretanto, a proficiência dos alunos do 9º ano é a esperada dos alunos que estão iniciando os Anos Finais do ensino Fundamental, além disso, foi possível constata que as escolas que participaram do SAEB de maneira contínua, demonstrando interesse nos processos de avaliação externa, produziram os melhores resultados e índices.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

FERREIRA, Tayná de Santana Leal; SANTOS, Marcos Vinicius dos; ARAÚJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos. SAEB e Ensino de Matemática: caminhos das pesquisas em municípios do interior da Bahia. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/805.. Acesso em: 13 sep. 2025.