Simuladores Interativos no Ensino de Estatística: Uma Proposta Didática Baseada na TSD e TRRS
Palabras clave:
Estatística, Sequência Didática, Teoria das Situações Didáticas, Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Tecnologias DigitaisResumen
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta Sequência Didática (SD) cujo objetivo é promover o estudo de Estatística a partir da utilização do simulador interativo Plinko Probability. A proposta fundamenta-se em duas teorias da Didática da Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). A metodologia adotada propõe-se a investigação de situações-problema e o uso do simulador como ferramenta de aprendizagem. Com essa proposta, busca-se contribuir para a formação dos estudantes, incentivando a mobilização, coordenação e manipulação de diferentes registros de representação do objeto matemático em estudo, a fim de fortalecer a apropriação e a compreensão dos conteúdos trabalhados. Trata-se, portanto, de uma análise a priori, uma vez que a SD ainda não foi aplicada
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