Simuladores Interativos no Ensino de Estatística: Uma Proposta Didática Baseada na TSD e TRRS

Autores/as

  • Mariana Silva Mendonça Complexo Integrado de Educação Básica, Tecnológica e Profissional de Eunápolis Autor/a
  • Israel Santos de Oliveira Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor/a https://orcid.org/0009-0004-7093-9950
  • Pedro Henrique Sousa Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Autor/a

Palabras clave:

Estatística, Sequência Didática, Teoria das Situações Didáticas, Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Tecnologias Digitais

Resumen

Este trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta Sequência Didática (SD) cujo objetivo é promover o estudo de Estatística a partir da utilização do simulador interativo Plinko Probability. A proposta fundamenta-se em duas teorias da Didática da Matemática: a Teoria das Situações Didáticas (TSD) e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). A metodologia adotada propõe-se a investigação de situações-problema e o uso do simulador como ferramenta de aprendizagem. Com essa proposta, busca-se contribuir para a formação dos estudantes, incentivando a mobilização, coordenação e manipulação de diferentes registros de representação do objeto matemático em estudo, a fim de fortalecer a apropriação e a compreensão dos conteúdos trabalhados. Trata-se, portanto, de uma análise a priori, uma vez que a SD ainda não foi aplicada

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

MENDONÇA, Mariana Silva; OLIVEIRA, Israel Santos de Oliveira; PEREIRA, Pedro Henrique Sousa. Simuladores Interativos no Ensino de Estatística: Uma Proposta Didática Baseada na TSD e TRRS. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–13, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/813.. Acesso em: 13 sep. 2025.