Experimentação-com-tecnologias digitais para o Ensino de Matemática: um olhar para atividades propostas por professores

Autores/as

Palabras clave:

Experimentação-com-tecnologias, Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Educação Matemática

Resumen

Este estudo investiga como professores de Matemática elaboram atividades de Geometria com tecnologias digitais, baseando-se em autores como Borba, Villarreal, Scucuglia e Gadanidis. A abordagem adotada é a da experimentação-com-tecnologia, que compreende a construção coletiva do conhecimento por humanos e mídias. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utiliza a análise de conteúdo para examinar atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (GPEMTec). A coleta de dados ocorreu em encontros presenciais que articularam teoria e prática. Os resultados destacam o potencial pedagógico das tecnologias digitais na experimentação, sobretudo no ensino de Geometria. Evidenciam-se ganhos na visualização, na dinamicidade dos objetos matemáticos e no uso de múltiplas representações.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

OLIVEIRA, Victor Daniel Santos de; NEVES, Liliane Xavier. Experimentação-com-tecnologias digitais para o Ensino de Matemática: um olhar para atividades propostas por professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/815.. Acesso em: 13 sep. 2025.