Experimentação-com-tecnologias digitais para o Ensino de Matemática: um olhar para atividades propostas por professores
Palavras-chave:
Experimentação-com-tecnologias, Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Educação MatemáticaResumo
Este estudo investiga como professores de Matemática elaboram atividades de Geometria com tecnologias digitais, baseando-se em autores como Borba, Villarreal, Scucuglia e Gadanidis. A abordagem adotada é a da experimentação-com-tecnologia, que compreende a construção coletiva do conhecimento por humanos e mídias. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utiliza a análise de conteúdo para examinar atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais (GPEMTec). A coleta de dados ocorreu em encontros presenciais que articularam teoria e prática. Os resultados destacam o potencial pedagógico das tecnologias digitais na experimentação, sobretudo no ensino de Geometria. Evidenciam-se ganhos na visualização, na dinamicidade dos objetos matemáticos e no uso de múltiplas representações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.