A Construção do Donatello: Um Projeto sobre Robótica e Ensino da Matemática em um grupo PETI
Palabras clave:
Robótica educacional, Educação matemática, Aprendizagem ativa, Programa de Educação Tutorial Institucional Interdisciplinar, ProgramaçãoResumen
Este relato de experiência tem como finalidade apresentar uma proposta de atividade desenvolvida por um discente em formação inicial docente, no âmbito de sua trajetória acadêmica. A proposta envolve a construção do robô desenhista Donatello e as respectivas atividades criadas para auxiliar no ensino de geometria por meio da robótica educacional. Desenvolvida no âmbito do Programa de Educação Tutorial Institucional Interdisciplinar da UESB, esta proposta baseia-se nas concepções construtivistas de Piaget e Papert, priorizando a aprendizagem ativa. O robô, programado em um ambiente digital inspirado na Linguagem Logo, desenha figuras geométricas, permitindo a exploração de conceitos como área, perímetro e ângulos. Para o desenvolvimento do robô, foram utilizadas principalmente as metodologias hipotético-dedutiva e experimental. A primeira permitiu a formulação de hipóteses sobre o funcionamento dos componentes e do sistema como um todo, enquanto a segunda possibilitou a realização de testes práticos para validar essas hipóteses. Além de orientar a construção do robô, essas metodologias também foram fundamentais no desenvolvimento das atividades educacionais, pois estimularam a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática. Tal proposta não apenas evidencia a articulação entre tecnologia e educação, mas também revela as potencialidades de abordagens criativas no processo de ensino aprendizagem. Ao compartilhar essa vivência, o relato visa oferecer subsídios e insights que possam inspirar outros educadores e pesquisadores a refletirem sobre possibilidades pedagógicas semelhantes em suas práticas formativas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.