Jogos de Tabuleiro para o Incentivo ao Pensamento Computacional numa Abordagem Interdisciplinar
Palabras clave:
Pensamento Computacional, Jogos de Tabuleiro, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Computação Desplugada, InterdisciplinaridadeResumen
Esta comunicação científica discute a integração do Pensamento Computacional (PC) no ensino básico, utilizando jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do PC, relacionando-o ao desenvolvimento de habilidades como abstração, decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e algoritmos. A computação desplugada, através dos jogos de tabuleiro emergem como alternativas viáveis para promover o PC sem o uso de tecnologia digital. O estudo foca na experiência de oficinas de jogos de tabuleiro em escolas municipais de AmargosaBA, analisando como o jogo Ave César estimulam as competências do PC. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza observação e autobiografia para coletar dados, evidenciando que os jogos de tabuleiro são eficazes no desenvolvimento do PC e na promoção da interdisciplinaridade. Conclui-se que os jogos de tabuleiro são recursos valiosos para a educação, alinhando-se às diretrizes da BNCC quanto ao estímulo do PC.
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