Jogos de Tabuleiro para o Incentivo ao Pensamento Computacional numa Abordagem Interdisciplinar

Authors

Keywords:

Pensamento Computacional, Jogos de Tabuleiro, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Computação Desplugada, Interdisciplinaridade

Abstract

Esta comunicação científica discute a integração do Pensamento Computacional (PC) no ensino básico, utilizando jogos de tabuleiro como ferramenta pedagógica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do PC, relacionando-o ao desenvolvimento de habilidades como abstração, decomposição de problemas, reconhecimento de padrões e algoritmos. A computação desplugada, através dos jogos de tabuleiro emergem como alternativas viáveis para promover o PC sem o uso de tecnologia digital. O estudo foca na experiência de oficinas de jogos de tabuleiro em escolas municipais de AmargosaBA, analisando como o jogo Ave César estimulam as competências do PC. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza observação e autobiografia para coletar dados, evidenciando que os jogos de tabuleiro são eficazes no desenvolvimento do PC e na promoção da interdisciplinaridade. Conclui-se que os jogos de tabuleiro são recursos valiosos para a educação, alinhando-se às diretrizes da BNCC quanto ao estímulo do PC.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Comunicação Científica

How to Cite

TEIXEIRA, Jaylson; SANTOS, Tailan de Souza. Jogos de Tabuleiro para o Incentivo ao Pensamento Computacional numa Abordagem Interdisciplinar. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/823.. Acesso em: 13 sep. 2025.