Programação, Robótica e Matemática: Um Relato de Experiência Interdisciplinar no Ensino Básico

Autores/as

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Robótica Educacional, Linguagem de Programação, Matemática

Resumen

Com a crescente expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, diversas ferramentas têm sido desenvolvidas para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e centradas no protagonismo do aluno. Dentre essas ferramentas, a robótica educacional se destaca por promover a aprendizagem ativa por meio da experimentação. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência baseado na aplicação de um projeto de extensão, conduzido ao longo de 2024 em duas escolas do Oeste da Bahia. O projeto teve como objetivo introduzir conceitos de linguagem de programação por meio da robótica educacional, estabelecendo conexões com a matemática. As atividades foram estruturadas de forma a integrar conceitos matemáticos, como raciocínio lógico, funções e algoritmos, com o uso de kits de robótica e plataformas de programação visual e textual. Os resultados mostraram um bom nível de engajamento dos estudantes. Dessa forma, este relato contribui para discussão sobre o uso da robótica educacional como estratégia de ensino interdisciplinar.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

SANTOS, Jailson França dos; SOUZA, Matheus Rodrigues de; SILVA, George Kummel Soares Figueiredo Castro. Programação, Robótica e Matemática: Um Relato de Experiência Interdisciplinar no Ensino Básico. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/826.. Acesso em: 13 sep. 2025.