Programação, Robótica e Matemática: Um Relato de Experiência Interdisciplinar no Ensino Básico
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Robótica Educacional, Linguagem de Programação, MatemáticaResumo
Com a crescente expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, diversas ferramentas têm sido desenvolvidas para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e centradas no protagonismo do aluno. Dentre essas ferramentas, a robótica educacional se destaca por promover a aprendizagem ativa por meio da experimentação. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência baseado na aplicação de um projeto de extensão, conduzido ao longo de 2024 em duas escolas do Oeste da Bahia. O projeto teve como objetivo introduzir conceitos de linguagem de programação por meio da robótica educacional, estabelecendo conexões com a matemática. As atividades foram estruturadas de forma a integrar conceitos matemáticos, como raciocínio lógico, funções e algoritmos, com o uso de kits de robótica e plataformas de programação visual e textual. Os resultados mostraram um bom nível de engajamento dos estudantes. Dessa forma, este relato contribui para discussão sobre o uso da robótica educacional como estratégia de ensino interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.