Trilhando o Vale: Pensamento Computacional para construir um Jogo de Tabuleiro
Palabras clave:
Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Jogos de Tabuleiro, Educação Matemática, Ensino LúdicoResumen
Este relato apresenta a experiência de desenvolvimento do jogo de tabuleiro "Trilhando o Vale" como ferramenta para a promoção do Pensamento Computacional. Com base no Quest 4x3 e nos princípios da Computação Desplugada. O jogo foi desenvolvido no programa de extensão de Tecnologia no Ensino e Inovações Aplicadas (TEIA) com o objetivo de criar um ambiente de aprendizado que não requer o uso de dispositivos tecnológicos. Foram feitas pesquisa de imersão, prototipação, testes e ajustes, incorporando elementos narrativos e culturais da região do Vale do Jiquiriçá. No processo, pilares do Pensamento Computacional foram empregados, incluindo abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e desenvolvimento de algoritmos. O jogo estimulou habilidades matemáticas e computacionais, sendo uma experiência lúdica e educacional. Conclui-se que jogos de tabuleiro podem ser eficaz para o ensino do Pensamento Computacional, principalmente em contextos com acesso limitado a tecnologias digitais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.