Álgebra e Geometria: Dando Sentido à Forma
Palabras clave:
Pensamento Algébrico, Ensino Fundamental, Dificuldades de Aprendizagem, BNCCResumen
Este relato apresenta a aplicação de uma atividade desenvolvida no âmbito do Programa de Extensão intitulado “O desenvolvimento do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental”, da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. A proposta teve como objetivo analisar a contribuição do impacto da aplicação de uma atividade proposta na compreensão e no desenvolvimento do Pensamento Algébrico, e adotou uma abordagem qualitativa. A atividade foi desenvolvida em duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Petrolina-PE, com a participação de 50 estudantes na faixa etária de 12 a 15 anos. A proposta buscou superar a abordagem tecnicista da Álgebra, centrada na manipulação simbólica, favorecendo a construção de significados. Os resultados indicaram avanços na identificação de padrões e relações, embora tenham sido observadas dificuldades na generalização e interpretação dos saberes empregados.
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