Curso Complementar de Matemática na UEFS: estratégia de inclusão, permanência e formação docente

Autores/as

Palabras clave:

estudo ativo, Inclusão, universitária, Permanência, Formação docente

Resumen

O Curso Complementar de Matemática é uma atividade extensionista do Núcleo de Apoio Psicossocial Pedagógico (NAPP) em parceria com o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (NEMOC), com o objetivo de promover a inclusão universitária dos discentes com dificuldades em conteúdos básicos de Matemática. Paradoxalmente, a evasão foi um desafio do Cursos Complementares no período pós-pandêmico. Contudo, a rediscussão da metodologia reverberaram em um aumento significativo da permanência dos estudantes no Curso Complementar de Matemática. A metodologia do curso deixou de ser apenas uma mera revisão de conteúdos, transformando-se em uma proposta que baseia-se no estudo ativo e um conteúdo programático flexível, estimulando a autonomia dos alunos ingressantes por meio de estudos dirigidos, discussões em grupo e resolução de problemas, de modo que a Matemática seja compreendida como uma Ciência que possui um modo próprio de pensar. As mudanças metodológicas, além de fortalecer a base matemática dos alunos, contribuíram para um aumento da expectativa dos alunos ingressantes de permanência e sucesso acadêmico na Uefs.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

LIMA, Caroline dos Santos; GRILO, Marcos. Curso Complementar de Matemática na UEFS: estratégia de inclusão, permanência e formação docente. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/865.. Acesso em: 13 sep. 2025.