Curso Complementar de Matemática na UEFS: estratégia de inclusão, permanência e formação docente
Keywords:
estudo ativo, Inclusão, universitária, Permanência, Formação docenteAbstract
O Curso Complementar de Matemática é uma atividade extensionista do Núcleo de Apoio Psicossocial Pedagógico (NAPP) em parceria com o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (NEMOC), com o objetivo de promover a inclusão universitária dos discentes com dificuldades em conteúdos básicos de Matemática. Paradoxalmente, a evasão foi um desafio do Cursos Complementares no período pós-pandêmico. Contudo, a rediscussão da metodologia reverberaram em um aumento significativo da permanência dos estudantes no Curso Complementar de Matemática. A metodologia do curso deixou de ser apenas uma mera revisão de conteúdos, transformando-se em uma proposta que baseia-se no estudo ativo e um conteúdo programático flexível, estimulando a autonomia dos alunos ingressantes por meio de estudos dirigidos, discussões em grupo e resolução de problemas, de modo que a Matemática seja compreendida como uma Ciência que possui um modo próprio de pensar. As mudanças metodológicas, além de fortalecer a base matemática dos alunos, contribuíram para um aumento da expectativa dos alunos ingressantes de permanência e sucesso acadêmico na Uefs.
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