Abordagens para o ensino da cardinalidade sem o uso de números na educação básica por meio da utilização do jogo da memória

Autores/as

Palabras clave:

Contagem sem números, Jogo da memória, Cardinalidade de conjunto

Resumen

A presente atividade teve como objetivo utilizar o jogo da memória para que os alunos compreendessem o conceito de cardinalidade sem recorrer diretamente ao uso de números. A proposta introduziu uma nova abordagem para o ensino desse conceito na Educação Básica, buscando integrar materiais interativos ao processo de ensino e aprendizagem. O jogo foi confeccionado com pares de cartas de espessuras diferentes. Em cada partida, participaram, em média, quatro alunos, que receberam orientações sobre as regras, com ênfase na identificação de cartas iguais e na definição do vencedor sem a realização de contagem numérica. Este relato de experiência tem como finalidade compartilhar os procedimentos adotados, os resultados observados e as reflexões pedagógicas decorrentes da aplicação dessa proposta em um evento voltado à Educação Básica.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

SANTOS, Railane Souza; JURITI , Darlene Silva; ROCHA, Hellen Nunes; TEIXEIRA, Ludmila Araújo da Silva; ALCÂNTARA, Micaelle Souza. Abordagens para o ensino da cardinalidade sem o uso de números na educação básica por meio da utilização do jogo da memória. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/889.. Acesso em: 13 sep. 2025.