Orquestração Instrumental e seu potencial no ensino de matemática: uma análise das pesquisas atuais
Palabras clave:
Orquestração Instrumental, Educação Matemática, Tecnologias digitaisResumen
Este artigo tem como objetivo analisar o que as pesquisas atuais apresentam sobre orquestração instrumental no ensino e na aprendizagem da matemática. Para isso, nos fundamentamos na Teoria da Orquestração Instrumental (TOI), visto que ela se dá por uma busca em modelar o agente docente em um ambiente com alta riqueza tecnológica digital, enriquecendo a experiência de instrumentalização dos sujeitos. Para isso, realizou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica no catálogo de teses e dissertação da CAPES uma busca para compreender o que as pesquisas dos últimos dez anos abordam sobre a TOI, a fim de compreender as vantagens e desafios dessa metodologia e se ela pode influenciar numa melhor abordagem dos conteúdos matemáticos. Os resultados indicam que o potencial metodológico da orquestração na modelagem do agente docente em ambientes ricos em tecnologias digitais é perceptível, abrindo um leque de alternativas para o ensino de diversos conteúdos matemáticos, com foco na formação de professores e futuros docentes. No entanto, ressalta-se a necessidade de ampliar o número de pesquisas sobre a temática, pois ainda é limitado.
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