Orquestração Instrumental e seu potencial no ensino de matemática: uma análise das pesquisas atuais

Autores

Palavras-chave:

Orquestração Instrumental, Educação Matemática, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o que as pesquisas atuais apresentam sobre orquestração instrumental no ensino e na aprendizagem da matemática. Para isso, nos fundamentamos na Teoria da Orquestração Instrumental (TOI), visto que ela se dá por uma busca em modelar o agente docente em um ambiente com alta riqueza tecnológica digital, enriquecendo a experiência de instrumentalização dos sujeitos. Para isso, realizou-se por meio de uma pesquisa bibliográfica no catálogo de teses e dissertação da CAPES uma busca para compreender o que as pesquisas dos últimos dez anos abordam sobre a TOI, a fim de compreender as vantagens e desafios dessa metodologia e se ela pode influenciar numa melhor abordagem dos conteúdos matemáticos. Os resultados indicam que o potencial metodológico da orquestração na modelagem do agente docente em ambientes ricos em tecnologias digitais é perceptível, abrindo um leque de alternativas para o ensino de diversos conteúdos matemáticos, com foco na formação de professores e futuros docentes. No entanto, ressalta-se a necessidade de ampliar o número de pesquisas sobre a temática, pois ainda é limitado.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

CARVALHO, Rodrigo Costa de; OLIVEIRA, Eliane Santana de Souza. Orquestração Instrumental e seu potencial no ensino de matemática: uma análise das pesquisas atuais. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/895.. Acesso em: 13 set. 2025.