Utilização de recursos mnemônicos no Ensino de Matemática: um mapeamento inicial
Palabras clave:
Recursos mnemônicos, Revisão sistemática de literatura, Memorização, Tradição da Matemática EscolarResumen
Essa pesquisa tem o objetivo de mapear as produções acadêmicas sobre recursos mnemônicos no ensino de Matemática. Realizamos uma revisão sistemática de literatura que utilizou como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio da análise dos títulos, resumos, palavras-chave e considerações finais, identificamos pesquisas que associam recursos mnemônicos com as seguintes temáticas: a tradição da matemática escolar; a memorização de regras, fórmulas ou tabuadas; os famosos “decorebas”; o papel da memória no ensino. Este trabalho é inicial, fruto da pesquisa de mestrado do primeiro autor, abrindo-se a possibilidade de aprofundar a exploração da temática ampliando-se o mapeamento com a inclusão de outras bases de dados a fim de apontar lacunas na literatura e demandas de pesquisa sobre a temática.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.