Utilização de recursos mnemônicos no Ensino de Matemática: um mapeamento inicial

Autores/as

Palabras clave:

Recursos mnemônicos, Revisão sistemática de literatura, Memorização, Tradição da Matemática Escolar

Resumen

Essa pesquisa tem o objetivo de mapear as produções acadêmicas sobre recursos mnemônicos no ensino de Matemática. Realizamos uma revisão sistemática de literatura que utilizou como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Por meio da análise dos títulos, resumos, palavras-chave e considerações finais, identificamos pesquisas que associam recursos mnemônicos com as seguintes temáticas: a tradição da matemática escolar; a memorização de regras, fórmulas ou tabuadas; os famosos “decorebas”; o papel da memória no ensino. Este trabalho é inicial, fruto da pesquisa de mestrado do primeiro autor, abrindo-se a possibilidade de aprofundar a exploração da temática ampliando-se o mapeamento com a inclusão de outras bases de dados a fim de apontar lacunas na literatura e demandas de pesquisa sobre a temática.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

JESUS, Hiago Martins de; GRILO, Marcos. Utilização de recursos mnemônicos no Ensino de Matemática: um mapeamento inicial. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/905.. Acesso em: 13 sep. 2025.