Análise dos obstáculos no ensino de Potenciação na formação inicial de professores

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Potenciação, Aprendizagem

Resumen

Esta pesquisa aborda alguns elementos que dificultam o ensino de potências no ensino superior, um objeto do saber fundamental à matemática. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os elementos que dificultam a aprendizagem da definição e propriedades de potências na formação inicial de professores de matemática. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi estruturada nas análises preliminares da Engenharia Didática e alicerçada por elementos teóricos de um Modelo Epistemológico de Referência a fim de observar como os professores do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade federal, nas modalidades presencial e à distância, compreendem e desenvolvem o saber potenciação. O artigo aponta que os estudantes apresentam dificuldades acerca da definição, em especial, a compreensão da potenciação como produtos de numerais que se repetem, e consequentemente, dificultam o entendimento das propriedades de potenciação.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SANTOS, Ravilla Miranda; NEVES, Anderson Souza. Análise dos obstáculos no ensino de Potenciação na formação inicial de professores. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/907.. Acesso em: 13 sep. 2025.