Sala de aula invertida e o uso do Geogebra nas aulas de matemática: desafios e potencialidades de uma sequência didática para explorar função afim no Ensino Médio Integrado
Palabras clave:
Sequência Didática, Geogebra, Sala de aula Invertida, Prática Educativa em Educação Profissional e TecnológicaResumen
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa a nível de mestrado que teve como objetivo avaliar as contribuições de situações didáticas que articulam a utilização do software matemático Geogebra com a sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem de função afim, com estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integrado em uma Escola do Campo com Pedagogia de Alternância desenvolvida no ano letivo de 2023. A presente investigação foi embasada na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, para orientar o processo de construção, aplicação e validação de uma sequência didática, que visa articular o uso do software com sala de aula invertida. O produto técnico tecnológico desta investigação, a sequência didática, contemplou a realização de quatro sessões de ensino, nos moldes da Engenharia Didática, e está atrelado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
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