Sala de aula invertida e o uso do Geogebra nas aulas de matemática: desafios e potencialidades de uma sequência didática para explorar função afim no Ensino Médio Integrado

Autores/as

Palabras clave:

Sequência Didática, Geogebra, Sala de aula Invertida, Prática Educativa em Educação Profissional e Tecnológica

Resumen

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa a nível de mestrado que teve como objetivo avaliar as contribuições de situações didáticas que articulam a utilização do software matemático Geogebra com a sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem de função afim, com estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integrado em uma Escola do Campo com Pedagogia de Alternância desenvolvida no ano letivo de 2023. A presente investigação foi embasada na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, para orientar o processo de construção, aplicação e validação de uma sequência didática, que visa articular o uso do software com sala de aula invertida. O produto técnico tecnológico desta investigação, a sequência didática, contemplou a realização de quatro sessões de ensino, nos moldes da Engenharia Didática, e está atrelado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

NASCIMENTO, Gustavo Pereira. Sala de aula invertida e o uso do Geogebra nas aulas de matemática: desafios e potencialidades de uma sequência didática para explorar função afim no Ensino Médio Integrado. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/910.. Acesso em: 13 sep. 2025.