Concepção de uma sequência didática baseada na medição com sombras para o ensino de semelhança de triângulos
Palabras clave:
Teoria Antropológica do Didático, Registros de Representação Semiótica, Decolonialidade na Educação Matemática, Formação de Professores de MatemáticaResumen
Este artigo apresenta a construção de uma sequência didática para o ensino da semelhança de triângulos retângulos, com base na medição de sombras. Construída a partir das experiências no PIBID, a proposta destina-se ao 9º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática tem como alicerce a Teoria Antropológica do Didático e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, integrando aspectos culturais, conceituais e formativos no ensino de Matemática. Com abordagem decolonial e respaldo nas Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, a proposta valoriza saberes historicamente marginalizados. A pesquisa, de natureza qualitativa e com enfoque na prática pedagógica, concentra-se na análise a priori de uma sequência didática direcionada à construção de conhecimentos matemáticos com os estudantes. O trabalho discute a matemática como prática social e evidencia o potencial formativo da proposta na articulação entre teoria e prática, no fortalecimento da identidade docente e na construção de um ensino mais inclusivo, crítico e representativo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.