Concepção de uma sequência didática baseada na medição com sombras para o ensino de semelhança de triângulos

Autores

  • Sandy Santana Santos Instituto Federal da Bahia Autor
  • João Pedro Rodrigues Lopes Instituto Federal da Bahia Autor
  • Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Júnior Instituto Federal da Bahia Autor https://orcid.org/0000-0001-9492-9387

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, Registros de Representação Semiótica, Decolonialidade na Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta a construção de uma sequência didática para o ensino da semelhança de triângulos retângulos, com base na medição de sombras. Construída a partir das experiências no PIBID, a proposta destina-se ao 9º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática tem como alicerce a Teoria Antropológica do Didático e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, integrando aspectos culturais, conceituais e formativos no ensino de Matemática. Com abordagem decolonial e respaldo nas Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, a proposta valoriza saberes historicamente marginalizados. A pesquisa, de natureza qualitativa e com enfoque na prática pedagógica, concentra-se na análise a priori de uma sequência didática direcionada à construção de conhecimentos matemáticos com os estudantes. O trabalho discute a matemática como prática social e evidencia o potencial formativo da proposta na articulação entre teoria e prática, no fortalecimento da identidade docente e na construção de um ensino mais inclusivo, crítico e representativo.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Sandy Santana; LOPES, João Pedro Rodrigues; JÚNIOR, Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia. Concepção de uma sequência didática baseada na medição com sombras para o ensino de semelhança de triângulos. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/915.. Acesso em: 13 set. 2025.