Riscos, registros e rabiscos das crianças: o que esses revelam sobre a vertente Equivalência?

Autores/as

Palabras clave:

Pensamento Algébrico, Equivalência, Educação Infantil, Atividade diagnóstica

Resumen

Esse artigo tem como objetivo analisar contextos comunicativos relacionados à vertente da equivalência e como as crianças registram ideias algébricas. Tal produção acadêmica consiste em um recorte da dissertação de mestrado (Alves, 2023) desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE-UEFS). Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem metodológica qualitativa, ancorada no modelo de investigação que utiliza a linguagem de descrição, baseado em Bernstein (2003), que envolve um movimento do campo teórico (linguagem interna) para o campo empírico (linguagem externa), cujo objetivo é ler a partir dos marcos teóricos e práticos de maneira simultânea. Os resultados encontrados nesse estudo indicam a relevância do desenvolvimento do pensamento algébrico desde a Educação Infantil e as possibilidades de atividades com a vertente Equivalência, em contextos investigativos, com permanência.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

ALVES, Vanessa Santos; LUNA, Ana Virgínia de Almeida. Riscos, registros e rabiscos das crianças: o que esses revelam sobre a vertente Equivalência?. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/916.. Acesso em: 13 sep. 2025.