Riscos, registros e rabiscos das crianças: o que esses revelam sobre a vertente Equivalência?
Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Equivalência, Educação Infantil, Atividade diagnósticaResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar contextos comunicativos relacionados à vertente da equivalência e como as crianças registram ideias algébricas. Tal produção acadêmica consiste em um recorte da dissertação de mestrado (Alves, 2023) desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE-UEFS). Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem metodológica qualitativa, ancorada no modelo de investigação que utiliza a linguagem de descrição, baseado em Bernstein (2003), que envolve um movimento do campo teórico (linguagem interna) para o campo empírico (linguagem externa), cujo objetivo é ler a partir dos marcos teóricos e práticos de maneira simultânea. Os resultados encontrados nesse estudo indicam a relevância do desenvolvimento do pensamento algébrico desde a Educação Infantil e as possibilidades de atividades com a vertente Equivalência, em contextos investigativos, com permanência.
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