Etnomatemática: uma análise da produção e comercialização da farinha de mandioca como ferramenta de aprendizagem
Palabras clave:
Ensino de Matemática, Ensino Médio, Itinerário Formativo, Etnomodelagem, Diversidade CulturalResumen
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica de dois professores da Educação Básica, da Rede Estadual da Bahia, no desenvolvimento da atividade denominada “A comercialização da farinha”, no itinerário formativo transdisciplinar Etnomatemática. A proposta foi desenvolvida com duas turmas do 1º ano do Ensino Médio em municípios distintos, com intuito de contextualizar o ensino da matemática por meio da cultura local, abordando práticas tradicionais na produção e comercialização da farinha de mandioca. A atividade contribuiu para que os estudantes consolidassem a aprendizagem de conceitos como medidas, proporções e operações básicas, revelando a matemática presente no cotidiano das comunidades rurais. A experiência demonstrou o potencial da Etnomatemática em promover uma aprendizagem com mais significado e crítica, alinhada à realidade dos estudantes e à valorização dos saberes populares.
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