Etnomodelagem como uma alternativa teórico-metodológica para abordar a Etnomatemática no Ensino Médio
Palabras clave:
Currículo, Ensino de Matemática, Educação Básica, Modelagem Matemática, EtnomodelagemResumen
Essa mesa tem como objetivo refletir e apresentar experiências em Etnomatemática que possam colaborar com a prática do professor de Matemática em atuação no Ensino Médio. Em janeiro de 2025, por meio da Portaria 77/2025 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi publicada a reformulação do currículo do Ensino Médio na rede estadual. Nesta, a Etnomatemática é inserida como um itinerário formativo integrado transdisciplinar, com carga horária de 240h no Ensino Médio de tempo integral. Cabe então a discussão que permeia essa mesa: o que é Etnomatemática? E principalmente, como desenvolvê-la com os estudantes do Ensino Médio? Dessa forma, busca-se trazer uma breve contextualização e reflexões teóricas que subsidiam as práticas apresentadas nessa mesa, por meio de discussões sobre currículo, ensino e aprendizagem. Defende-se que a implementação da Etnomatemática no Ensino Médio na Bahia representa um passo essencial para um currículo mais inclusivo, culturalmente relevante e eficaz.
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