Etnomodelagem como uma alternativa teórico-metodológica para abordar a Etnomatemática no Ensino Médio

Authors

Keywords:

Currículo, Ensino de Matemática, Educação Básica, Modelagem Matemática, Etnomodelagem

Abstract

Essa mesa tem como objetivo refletir e apresentar experiências em Etnomatemática que possam colaborar com a prática do professor de Matemática em atuação no Ensino Médio. Em janeiro de 2025, por meio da Portaria 77/2025 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi publicada a reformulação do currículo do Ensino Médio na rede estadual. Nesta, a Etnomatemática é inserida como um itinerário formativo integrado transdisciplinar, com carga horária de 240h no Ensino Médio de tempo integral. Cabe então a discussão que permeia essa mesa: o que é Etnomatemática? E principalmente, como desenvolvê-la com os estudantes do Ensino Médio? Dessa forma, busca-se trazer uma breve contextualização e reflexões teóricas que subsidiam as práticas apresentadas nessa mesa, por meio de discussões sobre currículo, ensino e aprendizagem. Defende-se que a implementação da Etnomatemática no Ensino Médio na Bahia representa um passo essencial para um currículo mais inclusivo, culturalmente relevante e eficaz.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Mesa de Experiência

How to Cite

MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; FERNANDES, Alcione Marques; SILVA, Jonas Santana da. Etnomodelagem como uma alternativa teórico-metodológica para abordar a Etnomatemática no Ensino Médio. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/943.. Acesso em: 13 sep. 2025.