A Matemática que conecta: caminhos para uma prática colaborativa entre Universidade e Escola
Palabras clave:
Processo formativo, Domínios, Sequência de Ensino, ExperiênciaResumen
Os processos formativos em matemática têm assumido formatos inovadores que valorizam a interação entre pesquisadores e professores com problematizações de um ensino articulado aos contextos dos estudantes. Sendo assim, objetiva-se com essa mesa de experiências apresentar reflexões sobre uma prática formativa de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais desenvolvida através da colaboração na parceria Universidade e Escola. Trata-se da socialização de vivências a partir de atividades teóricas e práticas desenvolvida pelos professores e pesquisadores que alcançam os estudantes através das sequências de ensino interdisciplinares e equânimes. Os resultados demostraram que com colaboração, parceria e interatividade podem ser construído percursos que favorecem o ensino e aprendizagem de matemática com problematizações sobre a realidade dos estudantes e com contribuições ao desenvolvimento profissional dos professores. Assim, acreditamos que as experiências socializadas promovam inspirações que contribuam com as pesquisas, a docência e as práticas pedagógicas e com o desenvolvimento de todos os envolvidos.
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