A Matemática que conecta: caminhos para uma prática colaborativa entre Universidade e Escola

Authors

Keywords:

Processo formativo, Domínios, Sequência de Ensino, Experiência

Abstract

Os processos formativos em matemática têm assumido formatos inovadores que valorizam a interação entre pesquisadores e professores com problematizações de um ensino articulado aos contextos dos estudantes. Sendo assim, objetiva-se com essa mesa de experiências apresentar reflexões sobre uma prática formativa de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais desenvolvida através da colaboração na parceria Universidade e Escola. Trata-se da socialização de vivências a partir de atividades teóricas e práticas desenvolvida pelos professores e pesquisadores que alcançam os estudantes através das sequências de ensino interdisciplinares e equânimes. Os resultados demostraram que com colaboração, parceria e interatividade podem ser construído percursos que favorecem o ensino e aprendizagem de matemática com problematizações sobre a realidade dos estudantes e com contribuições ao desenvolvimento profissional dos professores. Assim, acreditamos que as experiências socializadas promovam inspirações que contribuam com as pesquisas, a docência e as práticas pedagógicas e com o desenvolvimento de todos os envolvidos.

Published

2025-09-07

Issue

Section

Mesa de Experiência

How to Cite

SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAGO, Adriano Santos; REIS, Márcia dos Anjos Melo; REIS, Sophia Melo. A Matemática que conecta: caminhos para uma prática colaborativa entre Universidade e Escola. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/944.. Acesso em: 13 sep. 2025.