Competência Tecnológica e Experimentação com Tecnologias para o desenvolvimento de materiais educacionais no ensino de Matemática

Autores/as

Palabras clave:

Atividades matemáticas, Competência tecnológica digital, Experimentação com tecnologias

Resumen

Visando promover o ensino de Matemática fundamentado na experimentação e visualização matemática para a aprendizagem empírica por meio da utilização de Tecnologias Digitais com a construção de atividades matemáticas o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais realiza ações no âmbito da formação de professores para a criação conjunta de materiais educacionais e para o desenvolvimento de ações de ensino com estudantes de escolas da educação Básica, de forma que esses materiais sejam avaliados. Essas ações de ensino, pesquisa e extensão estão fundamentadas nas noções de Sers-Humanos-Com-Mídias e na Experimentação com tecnologias, que propõe uma abordagem heurística da aprendizagem, com foco na descoberta. Com esta mesa de experiência propomos uma discussão em torno da importância do desenvolvimento da competência tecnológica digital de professores de matemática e sua articulação com o desenvolvimento de atividades de experimentação com tecnologias, que pautam as ações supracitadas, em três cenários: formação inicial, formação continuada e pesquisa.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Mesa de Experiência

Cómo citar

NEVES, Liliane Xavier; FUNATO, Rosane Leite; CERQUEIRA, Karen Marinho de Oliveira. Competência Tecnológica e Experimentação com Tecnologias para o desenvolvimento de materiais educacionais no ensino de Matemática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/946.. Acesso em: 13 sep. 2025.