Por uma Educação Matemática Antirracista: que lugar ocupa essa discussão em um curso de licenciatura em Matemática?

Autores/as

Palabras clave:

Antirracismo, Formação de Professores, Cultura, Currículo

Resumen

Este artigo, fruto de uma investigação de natureza estritamente qualitativa, tem como objetivo compreender de que forma o Componente Curricular “História e Cultura Afro-Brasileira/Indígena” foi incorporado e está a ser desenvolvido no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Senhor do Bonfim. Para tal, recorreu-se à análise dos Projetos Pedagógicos do Curso e das diretrizes normativas e legais que o orientam. Os resultados indicam que este componente começou a ser oferecido como Componente de Livre Escolha (CLE) em 2008, tornando-se obrigatório apenas em 2020. Além disso, evidencia-se a necessidade de avançar na desconstrução de narrativas coloniais que reforçam a supremacia branca e marginalizam intelectuais negros na produção do conhecimento matemático. Nesse sentido, o estudo propõe a inclusão de um novo componente curricular, como uma das contribuições emergentes da investigação

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

BARBOSA, Elizete Ferreira; SILVA, Américo Junior Nunes da. Por uma Educação Matemática Antirracista: que lugar ocupa essa discussão em um curso de licenciatura em Matemática?. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/955.. Acesso em: 13 sep. 2025.