Trajetórias Acadêmica E Profissional: Estudo Das Percepções Dos Egressos Sobre As Contribuições Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Autores/as

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento do curso Mestrado em Educação, que investiga as contribuições do curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG, a partir da perspectiva dos egressos. Fundamenta-se em autores como Tardif (2002) e Bardin (2011), abordando a formação docente e a análise de conteúdo. A abordagem é qualitativa, de caráter exploratório, com participação de 6 egressos que participaram de uma entrevista semi estruturada remota. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam contribuições significativas do curso, especialmente na articulação entre teoria e prática, no uso de metodologias ativas e nas disciplinas de estágio. Contudo, foram apontadas lacunas na preparação para desafios como a gestão de sala e inclusão. A pesquisa visa contribuir para o aprimoramento da formação docente em Matemática.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

FARIA, Paula Juliana Barbosa; LOPES, Lailson dos Reis Pereira. Trajetórias Acadêmica E Profissional: Estudo Das Percepções Dos Egressos Sobre As Contribuições Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–10, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/962.. Acesso em: 13 sep. 2025.