Da Licenciatura à sala de aula: como ocorre a contextualização do saber matemático para o Semiárido?

Autores/as

Palabras clave:

Formação Docente, Educação Matemática, Currículo, Semiárido, Educação Contextualizada

Resumen

Este artigo é parte de um projeto de mestrado  que objetiva compreender como professores de Matemática, egressos(as) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim-BA, que atuam no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, concebem e avaliam a sua formação inicial, e como mobilizam os conhecimentos constituídos ao longo da formação para atender as necessidades de uma educação contextualizada. O estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza diferentes instrumentos de coleta de dados, incluindo documentos, questionário, grupo focal e entrevista. A análise será conduzida por meio da triangulação e Análise de Conteúdo. Nesta Comunicação, considerando que a pesquisa está em estágio inicial, serão apresentadas a proposta, recorte da fundamentação teórica e alguns resultados preliminares relacionados ao primeiro objetivo específico, de historicizar o curso e a sua proposta pedagógica. Espera-se que os achados contribuam para o aprimoramento da formação docente, incentivando uma revisão curricular e promovendo um ensino de Matemática mais contextualizado, que integre teoria e prática na realidade do semiárido.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

BARBOSA, Elizete Ferreira; SILVA, Américo Junior Nunes da; SANTOS, Marluce Alves dos. Da Licenciatura à sala de aula: como ocorre a contextualização do saber matemático para o Semiárido?. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/963.. Acesso em: 13 sep. 2025.