Da Licenciatura à sala de aula: como ocorre a contextualização do saber matemático para o Semiárido?
Keywords:
Formação Docente, Educação Matemática, Currículo, Semiárido, Educação ContextualizadaAbstract
Este artigo é parte de um projeto de mestrado que objetiva compreender como professores de Matemática, egressos(as) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim-BA, que atuam no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, concebem e avaliam a sua formação inicial, e como mobilizam os conhecimentos constituídos ao longo da formação para atender as necessidades de uma educação contextualizada. O estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza diferentes instrumentos de coleta de dados, incluindo documentos, questionário, grupo focal e entrevista. A análise será conduzida por meio da triangulação e Análise de Conteúdo. Nesta Comunicação, considerando que a pesquisa está em estágio inicial, serão apresentadas a proposta, recorte da fundamentação teórica e alguns resultados preliminares relacionados ao primeiro objetivo específico, de historicizar o curso e a sua proposta pedagógica. Espera-se que os achados contribuam para o aprimoramento da formação docente, incentivando uma revisão curricular e promovendo um ensino de Matemática mais contextualizado, que integre teoria e prática na realidade do semiárido.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.