Identidade Profissional de Formadoras na Licenciatura em Matemática: Tessituras de uma Professora e Pesquisadora em Formação
Resumen
Este trabalho analisa, criticamente, a construção da identidade profissional (IP) de formadoras de professores de matemática, a partir de um estudo de revisão bibliográfica, que examinou 58 trabalhos acadêmicos. A metodologia, baseada em Vosgerau e Romanowski (2014), revelou uma lacuna: apenas 8 estudos tangenciavam a temática, e nenhum abordava, especificamente, as experiências das formadoras sob a perspectiva de gênero. Essa ausência não é acidental, mas sintoma de um apagamento sistemático das trajetórias femininas na Educação Matemática. Como pesquisadora em formação, interpreto esse silêncio como uma violência epistêmica, que naturaliza a exclusão das mulheres. O estudo de revisão evidenciou que a IP das formadoras é um processo dinâmico de resistência, marcado pela dupla jornada e pela necessidade constante de legitimação. Esta pesquisa se propõe a romper com o apagamento, transformando-se em ferramenta política para visibilizar narrativas silenciadas e repensar a formação docente como espaço de equidade.
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