Feira de matemática e o dispositivo de biopoder: os atravessamentos
Palabras clave:
Poder, Controle Social, Normas Educacionais, Vigilância, Conhecimento matemáticoResumen
Este resumo é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento e configura-se como um ensaio teórico. Propõe-se a fazer uma análise da Feira de Matemática a partir da perspectiva de Michel Foucault, compreendendo-a como dispositivo de Biopoder. Nessa perspectiva, a produção de conhecimento e a avaliação das habilidades dos alunos e professores, são reguladas por normas e práticas que estão embutidas em uma rede de poder que não é visível ou explícita, mas ainda assim, potencial na formação das práticas de educação matemática. Perspectivamos como essa Feira, enquanto evento que envolve o conhecimento matemático, opera como mecanismo de controle e normatização das práticas e da produção de saberes matemáticos. Ao abordar a normatização do saber, o trabalho discute como certos tipos de conhecimento matemático são legitimados enquanto outros são marginalizados, e como as expectativas sociais e educacionais influenciam o desempenho dos participantes.
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