Formação continuada em Geometria: investigando suas contribuições na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

Palabras clave:

Formação continuada, Geometria, Anos iniciais, Formação de professores

Resumen

O presente estudo investigou as contribuições da formação continuada em Geometria, vinculada ao projeto ENGEO, para a prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. O curso teve como objetivo minimizar as lacunas da formação inicial no ensino de Geometria para professores formados no curso de pedagogia, promovendo a valorização desse conhecimento nas escolas públicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se nas reflexões teóricas de pesquisadores que tratam da formação de professores e utilizou questionários aplicados antes e depois da formação para a coleta de dados. A análise seguiu a técnica de associação proposta por Dário Fiorentini e Sergio Lorenzato. Os resultados apontam para indícios de que o curso ampliou os saberes geométricos dos participantes, aprimorou sua prática docente, incentivou a troca de experiências e proporcionou conquistas profissionais e pessoais, como maior segurança no ensino da Geometria.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Comunicação Científica

Cómo citar

SANTOS , Andressa Ayala de Oliveira Silva; CUNHA, Maridete Brito Ferreira; LEAL, Maria de Fátima Costa Leal. Formação continuada em Geometria: investigando suas contribuições na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/990.. Acesso em: 13 sep. 2025.